Degelo nas calotas polares é de 344 bilhões de toneladas por ano

Qual a dimensão do degelo nas calotas polares?

Segundo um trabalho recente publicado na revista Science, de autoria de um grupo internacional de 47 cientistas de 26 instituições – incluídas aí a NASA e a ESA, a Agência Espacial Européia – os pólos estão perdendo atualmente 344 bilhões de toneladas de gelo por ano, suficientes para ter provocado um aumento de 11 milímetros no nível dos oceanos nos últimos 20 anos.

O estudo não deixa dúvidas de que tanto o Ártico como a Antártida estão perdendo massa de gelo, ainda que não de maneira uniforme e nem na mesma velocidade.

Na Groenlândia o processo é cinco vezes mais rápido do que no início dos anos 90, enquanto que na Antártida a perda é menos constante, ainda tenha aumentado em cerca de 50% nos últimos anos. Existem ainda exceções, como a porção oriental do continente, que teve sua massa de gelo aumentada.

O degelo das calotas polares não é a única nem a principal causa do aumento do nível dos oceanos – no máximo, contribui com 20% do total. Segundo os cientistas, a principal delas é a expansão do volume das águas devido ao aumento da temperatura dos oceanos. O derretimento de glaciares continentais também dão uma pequena contribuição.

Para saber mais: http://bit.ly/VIzb2e