Itajaí é uma festa!

IMG_0300
A parada da Volvo Ocean Race no Brasil acaba sendo um dos principais, senão o principal evento náutico do país, na mais ampla acepção do termo.

Em torno da Vila da Regata de Itajaí, na esteira dos magníficos VOR65, acabam por acontecer eventos e atividades náuticas de todos os tipos e para todos os públicos. Um evento que transcende a regata em si para se transformar numa grande festa do mar.

Palestras, pré-lançamento de filmes, planetário, exposições de animais marinhos, atividades para crianças, shows e apresentações, ao fim e ao cabo mais de 350 mil pessoas passaram pela Vila da Regata. Número que é ainda mais relevante se for levada em conta que Itajaí, e mesmo Santa Catarina, tem população pequena quando comparada a São Paulo ou Rio de Janeiro.

Por isso, é incrível que lugares com inegável vocação náutica, como é o caso do Saco da Ribeira, em Ubatuba, ou do Canal de São Sebastião – apenas dois exemplos paulistas – tenham se perdido em discussões jogo de interesses menores e até agora desperdiçado um imenso potencial. E que não hajam mais eventos do tipo em um país que parece saber organizar apenas feiras náuticas…