Divulgado em Londres o resultado do Underwater Photographer of the Year – 2016

Gold, foto de Davide Loprieste, obtida em Trieste, Itália. Prêmios de Grande Angular e Fotógrafo do Ano.

Acaba de ser divulgado o resultado do tradicional prêmio UPY 2016 – Underwater Photographer of The Year. Concedido durante o London International Dive Show, o concurso usualmente envolve milhares de fotógrafos do mundo inteiro que inscrevem suas fotos em nove categorias, além de escolher o fotógrafo do ano.  

O vencedor desta edição foi o italiano Davide Lopresti, com a foto de um cavalo marinho, intitulada Gold, obtida no Mediterrâneo, em Sistiana, Trieste, na costa adriática.
Mas não deixa de chamar a atenção a foto do russo Mike Korostelev, Pescador Subaquático, que retrata um urso capturando um salmão no imenso lago Kurile, na peninsula de  Kamchatka, no extremo leste da Russia, uma das maiores áreas conhecidas de desova do salmão. Para obter a foto, Korostelev teve que enfrentar por horas as águas frias do lago, em uma gaiola similar às que são utilizadas para fotografar tuibarões. 

Destacamos aqui quatro das 111 fotos premiadas nas várias categorias e colocações, que podem ser vistas no site http://www.upylondon.com/index.aspx. Os amantes da fotsub podem ainda fazer o download completo do anuário da UPY que contém todas as imagens, no mesmo site. 

Pescador Subaquático, de Mike Korostelev, obtida no Lago Kurile, Russia, vencedor na categoria Wide Angle

Tartaruga Comendo uma Medusa, de Richard Carey, obtida nas Ilhas Similan, Tailândia, vencedora na categoria Comportamento

Um Negócio de Família, (sic) de Thomas Heckmann, Alemanha, obtida em Tugboat, Curacao, ganhadora na categoria Naufrágio