Cachalote encontrado morto na Espanha havia ingerido plástico

Acaba de ser publicado no Marine Pollution Bulletin, prestigioso journal científico da área, um artigo sobre o quarto caso documentado de morte de grandes mamíferos marinhos por ingestão de plástico.

Trata-se de uma baleia cachalote de 4.500 kg e 10 metros de comprimento encontrada na costa na Espanha em março do ano passado. Submetida a autópsia, os cientistas encontraram nada menos do que 18kg de plástico bloqueando o acesso aos seus estômagos (o animal tem três) e um deles havia literalmente explodido. Os intestinos estavam vazios e a baleia estava visivelmente desnutrida, sinal de que não tinha conseguido mais se alimentar depois da ingestão do plástico.
O material encontrado no estômago do cachalote era basicamente composto por lonas plásticas muito utilizadas pelos agricultores da costa espanhola na  proteção de suas plantações, como estufa. É muito comum este tipo de lona ser carregado pelo vento, indo parar no mar. Não foi possível determinar se a ingestão foi casual ou se o animal confunde a lona com algum alimento do seu cardápio.

A ingestão de plástico já foi documentada em mais de 250 espécies marinhas, muitas delas apreciadas para consumo humano. Em grandes mamíferos, até o momento haviam apenas mais três casos – dois na Califórnia e um na Grécia – o que confirma a extensão e gravidade do problema.

Pesquisadores iniciam a autópsia do cachalote. Foto EBD-CSIC / El País

Saiba mais em http://bit.ly/ZsU5RS (Marine Pollution Bulletin) e em http://bit.ly/10hofwg (El País)